"Algarve: pinhal já está a ser abatido para construir duas mil camas junto à praia Verde"
Os projectos PIN servem para isto: permitir a transferência de bens públicos para mãos privadas. Numa zona ambientalmente sensível, numa área de pinhal um terreno de "alto risco", no qual não se podia construir, foi adquirido pelo actual Presidente do Benfica. Um ano após - bendita rapidez- um miraculoso PIN permitiu a construção nesse terreno de dezenas de milhares de metros quadrados e o abate de um pinhal quase completo.
O "alto risco" foi assim altamente premiado com uma valorização de cada metro quadrado da sua área em milhares de vezes. Assim se enriquece em Portugal ou se consolidam as grandes fortunas já existentes através da captação das mais-valias simples associadas a decisões de mudanças de uso tomadas pela Administração Pública. A isto chamou Paulo Morais trnasferência de bens públicos para mãos privadas.
PS- Este Ministério do Ambiente é aquele que tem prosseguido a política mais à direita de que me recordo, com o enfoque na mudança de uso de solos que permite a captura privada das brutais mais valias geradas por essa forma. O Secretário de Estado do Ambiente e o seu Ministro, em estreita consonância com o seu primeiro, se lhes derem tempo permitirão a urbanização de todo e qualquer espaço natural que ainda subsista no Litoral. Um escândalo. O País pode estar de tanga mas para alguns é um rico país muito bem governado.
Etiquetas: Mais-Valias. Corrupção.