"Sócrates retoma compromisso com referendo à regionalização
.. com a expectativa de governar mais quatro anos do lado direito. Afinal, são sempre os mesmos os mecanismos de sedução do eleitorado vital para o PS conquistar a maioria absoluta: estabelecer num congresso partidário uma série de compromissos identificados com aspirações da esquerda mas susceptíveis de serem rasgados logo que o partido se apanhe no poder.
Estes objectivos não põem em causa o apoio do centro e de parte da direita que sabe muito bem aquilo com que pode contar com Sócrates no Governo.
Sabe, concretamente, que nestes anos em que o PS governou com maioria absoluta as desigualdades sociais cresceram; a precarização das relações laboarais aumentou; o Governo foi célere a socorrer os mais priveligiados e impiedoso com vastos sectores da população; fez vista grossa à corrupção crescente e abandonou a luta contra esta praga social; liberalizou, via simplex, sem cuidar de estabelecer macanismos de defesa dos cidadãos e das empresas perante as prepotências do Estado e das Autarquias, fomentando a impunidade; acabou com o resquício de trasnparência na gestão da coisa pública com a generalização dos ajustes directos; introduziu os PIN para liquidar o que resta de um frágil e incompetente ordenamento do território; pretendeu apostar na educação mas elegeu os professores como o seu inimigo número um, promovendo a divisão da classe e apostando na promoção dos seus fiéis a lugares de direcção, na lógica dos directores de antigamente.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats