A candidatura de Manuel Coelho à câmara de Sines divulgou a sua Carta de Príncipios numa edição em papel. Uma completa vacuidade de ideias disfarçada de "movimento de cidadãos constituído para apoiar e dinamizar uma candidatura independente às eleições autárquicas". Digo disfarçada porque, como todos sabemos, estamos perante uma recandidatura de políticos que exercem, nalguns casos há mais de uma década, a política em exclusividade e a quem, face à rotura com o seu partido, não lhes restou outra alternativa que não arranjarem uma candidatura independente. Virem dar a ideia que este processo se iniciou das bases, resultando ou emanando de um hipotético movimento de cidadãos é pura e simples manipulação da verdade. Confesso que com esta formulação, expressa na pomposa Carta, fico com saudades dos tempos em que a candidatura foi lançada, quando Manuel Coelho, num momento de genuina sinceridade, anunciou que ia mobilizar um movimento de cidadãos para o apoiar. Uma coisa mais simples e mais rigorosa. Uma coisa mais verdadeira.
No entanto, pelo que se sabe, a mobilização está em marcha e não tem parado, mas não estará a ser tão fácil como esperado, porque, afinal, não há tanta gente disponível para ser mobilizada por Manuel Coelho para depois ... todos juntos o mobilizarem a ele, não sei se entendem.
Uma coisa que não falta à candidatura de Manuel Coelho é dinheiro e isso não se vê apenas pela Carta de Prícipios, profusamente distribuída.
Infelizmente, dinheiro é uma coisa que o candidato não sabe utilizar com o mínimo de racionalidade, como demonstrou exuberantemente ao longo de 12 anos em que conduziu a Câmara de Sines para um brutal endividamento, um dos mais elevados do país. Digamos que Manuel Coelho demonstrou, ao longo desse período, uma indiscutível qualidade: herdou uma autarquia endividada, mas foi capaz de elevar esse endividamento a um nível ainda não imaginado, mais do que o quadriplicando. Com estas qualidades mais quatro ou cinco anos chegariam para tornar Sines um concelho ingovernável.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats