Sondagem: Rangel diz que empate técnico mostra que há todas as condições para vencer
A sondagem efectuada pela Eurosondagem revela que PS e PSD estão empatados no resultado para as próximas eleições europeias. O PS perde cerca de 10% relativamente às últimas eleições e com isso aliena um terço da sua bancada. Daí não virá grande mal ao mundo se atendermos ao rigoroso anonimato a que muitos dos então eleitos se submeteram nesta sua rentável passagem por Bruxelas.
O PSD, sózinho, consegue um resultado semelhante ao que então obteve coligado com o PP.
Uma conclusão é legítima: Rangel derrota Vital. Digamos que não se pode propriamente falar em algo de estranho, tão má tem sido o desempenho do candidato socialista -um evidente erro de casting - e tão positiva tem sido o desempenho de Paulo Rangel.
A esquerda do PS caminha para os 20% e pode eleger entre 4 e 5 deputados, o que é excelente. O Bloco de Esquerda pode eleger dois ou mesmo três deputados europeus e consagrar-se como a terceira força política na sociedade portuguesa. O PP pode perder a sua representação, mas neste caso é conhecida a resistência dos populares e a sua capacidade de sobrevivência.
Estas eleições podem afinal tornar claro aquilo que parecia ser dificil acontecer: o PS perder as eleições e experimentar na pele o resultado das suas opções políticas no Governo; Sócrates perder o estatuto de imbatível; o PSD recuperar do inferno e apresentar-se como partido com possibilidades de ganhar as legislativas; A esquerda do PS consolidar-se à volta dos 20% do eleitorado. Não são propriamente más notícias.
Parasaber mais sobre as sondagens ver aqui.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats