PS pisca o olho à esquerda e faz brilhar Inês de Medeiros e Vale de Almeida nas listas
Se quisermos retirar uma leitura política desta iniciativa do PS ela é óbvia: o PS quer compensar de qualquer maneira o facto de ter governado à direita e contra os interesses da esquerda e dos trabalhadores em geral. Fá-lo recorrendo à cosmética: coloca nas listas personalidades que, apesar das suas qualidades pessoais e intelectuais como é o caso de Miguel Vale d Almeida, valem sobretudo pelo incómodo que provocam ao Bloco de Esquerda cujo crescimento o PS quer conter a todo o custo.
Claro que mudar de política não passava pela cabeça de Sócrates. Foi essa a razão que o impediu de conseguir convencer Manuel Alegre. Mas, existem opções mais baratas em termos políticos, como agoa se percebe. São é irrelevantes do ponto de vista eleitoral como se descobrirá em Setembro.

Adenda: Já depois de ter escrito este post escutei as declarações de Miguel Vale de Alemida, justificadoras da sua opção. Pareceram-me fracas razões já que, contrariamente ao que ele declarou, não é verdade que as próximas eleições sejam aquelas em que o combate seja claramente entre a esquerda e a direita. Esse é o combate de todas as eleições, como aconteceu com as de Fevereiro de 2005. A questão é de outra natureza: é a de saber como se assegura, de forma clara, que a próxima governação terá uma marca de esquerda indelével e não apenas limitada às questões de género e das liberdades individuais, por muito importantes que elas sejam. A governação do PS em particular a destes últimos quatroanos dá-nos a todos pistas muito claras sobre a resposta que podemos obter insistindo no voto no PS. Miguel Vale de Almeida não as quis escutar.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats