Sócrates: “Nunca houve vitórias da esquerda com enfraquecimento do PS”
Eu sou dos que pensam que uma esquerda forte necessita como de pão para a boca de um PS forte e... de esquerda.
Não concordo, nem subscrevo, a utopia comunista de que o fortalecimento da esquerda faz-se com o esmagamento do pS, utopia que muitas vezes a liderança do Bloco parece querer adoptar, como sua. Um país mais justo, melhor governado em nome das ideias da esquerda, necessita de um compromisso político centrado nas políticas da esquerda e nos seus objectivos.
O problema na esquerda portuguesa é que o fortalecimento do PS, como aquele que o povo português lhe proporcionou em Fevereiro de 2005, traduziu-se, sempre, num enfraquecimento da esquerda e no fortalecimento das políticas de direita. Podemos, infelizmente, dizer que " O Fortalecimento do PS não tem significado vitórias para a esquerda".
Falta-nos um PS social-democrata capaz de defender políticas progressistas de esquerda a exemplo dos seus congéneres do norte da Euroipa. Falta-nos um PS que seja liderado por gente capaz de um pensamento político de esquerda concretizável em políticas públicas concretas e inteligíveis pelos cidadãos e pelas famílias.
Falta à esquerda um projecto político que rompa de forma consistente com a separação dos que defendem o mercado e só o mercado - como acontece, no que é esssencial, com a liderança do PS - e os que se acontonam numa lógica em que o mercado é substituído pelo Estado, como sempre aconteceu com os comunistas e parece estar a acontecer com o BE.
É aqui que o debate faz falta e é esclarecedor.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats