Helena Roseta será a número dois da lista do PS à Câmara de Lisboa
António Costa conseguiu os apoios que politicamente lhe era possível conseguir. Espera ele conseguir desta maneira os votos suficientes para conquistar a autarquia. Sem esta aliança com o grupo de Helena Roseta, mais do que com o Zé, podia tirar o cavalo da chuva.
A política tem a sua linguagem própria e sabemos bem que as coisas não podem ser interpretadas literalmente. Se assim fosse teríamos que perguntar à arquitecta Helena Roseta quais são os compromissos sobre o novo modelo de governação da cidade que estabeleceu com o PS. Entretanto, enquanto o acordo não se revela ao mundo no seu conteúdo, ficamos a saber que o engenheiro Nunes da Silva vai, provavelmente, ocupar um lugar de vereador, ficando com o pelouro da mobilidade. Dificilmente haveria uma escolha mais acertada para este pelouro específico.
A vitória de António Costa nas próximas eleições não me garante a mim, por si só, uma governação mais qualificada e mais humana e progressista da cidade. Mas, caso o tal acordo de governação contemple parte das preocupações que o dossier Corrupção e Urbanismo evidenciou àcerca da forma como se gerem as cidades - tal como Lisboa tem sido gerida desde sempre - a sua governação podia ficar para a história. Para isso teria António Costa que influenciar o Governo para mudar o enquadramento legal do ocntrolo das mais-valias. Algo que por ignorância ou por pura e simplesmente não estar interessado não quis fazer nestes primeiros dois anos de mandato. Helena Roseta fica aqui com uma grande responsabilidade.
Uma presidência da Câmara de Lisboa de esquerda com um Governo de esquerda é uma oportunidade única para mudar o que está mal devolvendo o controlo do desenvolvimento urbano à Administração, retirando-o do controlo do mercado, particularmente do mercado imobiliário
.
O problema é que são necessários dois para dançar o tango. Ora, no tango que dançaram juntos, se Costa não estava de livre vontade, teremos que concluir que Sócrates, um dançarino mais potente porventura, o arrastou pela sala fora. Aos independentes cabe-lhes contribuir para tornar essa dança mais harmoniosa evitando que um do par arraste e pise o outro.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats