Sampaio: política e políticos em descrédito
O livro deve ser interessante. Mas esta frase de Sampaio será é a mais interessante de todas: "Os políticos e a política encontram-se profundamente desvalorizados".
Esta afirmaçã oé tão verdade hoje como dez anos antes. A classe política em Portugal não merece grandes créditos por parte da generalidade da população. Mesmo as eleições d eproximidade, as autárquicas, são marcadas por uma abstenção esclarecedora. Mas, o problema é de outra natureza: se é verdade que a política e os políticos estão desvalorizados aos olhos dos cidadãos, a actividade está hiper valorizada aos olhos dos próprios políticos. Na classe existe uma cada vez mais forte consciência de classe. Ser-se político, com honrosas excepções, é uma garantia de carreira rápida e muito bem remunerada, enquanto titular de um cargo político, e garantia de um ainda melhor nível de vida depois do exercício do cargo.
Hoje para os políticos do centrão a opinião que os cidadãos têm da forma como exercem as funções políticas interessa-lhes tanto como a "sopa de alho". O que lhes importa é a forma como, devidamente actuados pelas empresas que organizam as camapanhas, reagem às intensas camapanhas publicitárias com que os bombardeiam por períodos curtos. A desvalorização da política deixou de ser importante para o sucesso daactividade política, sendo que esse sucesso se mede pelo sucesso da carreira dos seus protagonistas. O resto são pormenores a que nenhum acessor atribui a menor importância.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats