Operação "Face Oculta": BCP mantém confiança em Armando Vara, constituído como arguido
Dez mil euros parece ser uma ridicularia para um homem como Armando Vara. A menos que este pedido tivesse sido feito no ínicio de carreira quando os seus rendimentos ainda não tinham "saltado à vara" para o nível onde agora se situam.
Mas, aquilo que certamente este tipo de pedidos encobre é o financiamento partidário, as suas formas diversas e os seus agentes.(bem sei que o financiamento partidáro tem as costas demasiado largas e à muito boa gente que se financia, digamos assim, à pala do dito financiamento partidário.
Nesta última campanha autárquica, para não ir mais longe, gastou-se à bruta em propaganda bacoca e desprovida de qualquer conteúdo. Quem pagou as contas e com que benefícios futuros? Quando vão esses financiadores cobrar o investimento?
Este seria, sem dúvida, um bom serviço prestado à democracia: escrutinar os custos e os financiamentos das campanhas autárquicas e a sua relação com os interesses. Talvez uma boa ideia fosse encontrar um mecanismo que fosse menos proibicionista mas mais transparente ou então apenas permitir o financiamento público das campanhas, adoptando critérios de uma rigorosa austeridade republicana.

Devo dizer que tenho ínfimas esperanças que algo aconteça no Reino da Dinamarca. Os corruptos e os corruptores morrem ... de velhos, naturalmente.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats