Sp. Braga impõe primeira derrota ao Benfica e destaca-se na liderança
O Sporting de Braga derrotou o Benfica, até aqui imbatível, com justiça. Apenas no ínicio da segunda parte num período de cerca de 20 minutos o Benfica foi claramente superior. Para essa vitória contribuíram a generalidade dos jogadores da equipa, a sagacidade do treinador ao longo do jogo - a entrada de Mateus a substituir Mossoró, foi uma cartada de mestre - e a superior classe de alguns dos jogadores com destaque para Hugo Viana. Sou dos que pensam que Saviola é o melhor jogador do campeonato mas Hugo Viana dificilmente ficará fora do top five. Não existem muitos jogadores assim em Portugal. Quanto mais jogar melhor ficará e depois aquele pé-esquerdo é do domínio da antologia, acrescido por aquilo que o grande Gabriel Alves classificaria como uma "ampla visão do rectângulo de jogo".
Terá sido aliás por essas suas qualidades que o Sporting não aproveitou o facto do Valência o querer dispensar: como diria o Grande Pedro Barbosa, trata-se de um jogador que não se enquadra no "projecto do Sporting". É bom demais. Tal como Evaldo, um lateral-esquerdo como não há vislumbre no Sporting - e neste particular também no Benfica - onde pontificam essas excelências que dão pelos nomes de Grimi e André Marques. Ou o Alan, que é um jogador que o Porto não tem, nem o Sporting.
O Braga não será campeão porque perderá muitos pontos "tipo Rio Ave", mas não há neste momento nenhuma equipa capaz de jogar assim contra o Benfica... e ganhar. Parabéns ao Domingos Paciência, para quem o futuro se vislumbra pintado de tons de . .. azul.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats