O Porto que é hoje por hoje a equipa mais consistente da Liga vai à Luz, local de todos os perigos, apenas a um pontinho dos lampiões. Quer isto dizer que a recuperação efectuada ao longo destas últimas jornadas, de que o jogo de hoje foi apenas um passo rápido e fácil, tornará irrelevante o resultado que, mesmo sendo negativo, não tornará nada definitivo. Jesualdo não poderia desejar nada de melhor, sendo que depois da tremideira inicial chegar à Luz em primeiro seria quase impossível. Mas, saliente-se, o empate na pontuação foi impedido porque Nuno Gomes já nos descontos arrancou um pontapé subtil compensando com virtuosismo os empenos da idade.
O Porto está em crescendo e apesar de Saviola - este é para mim o melhor jogador que por aqui exerce e um dos melhores que alguma vez por aqui jogou, rejeitado pelos abastados ceguinhos do Real Madrid - e de Jesus, pode rapidamente passar da fase em que "este ano já não ia lá" para a fase em que, claramente, passará a haver um sério candidato ao título, o Porto, e dois, não mais do que dois candidatos em vias de se desassumirem.
Saliente-se que o Porto faz esta bela perfomace depois de ter encaixado mais de 70 milhões de euros, de ter ido aos saldos resgatar a preço zero o Silvestre Varela, de gastar menos de um décimo do que recebeu com dois argentinos bons de bola, e de já ter encaixado este ano na Champions mais do dobro das despesas com o reforço do plantel. Neste campeonato o Porto abusa da concorrência, é um verdadeiro campeão a concorrer com aprendizes. Jesualdo, o treinador mais vezes substituído pelos comentadores da história do clube, merece uma estátua.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats