Os portugueses, de acordo com a sondagem divulgada pelo DN, querem um Presidente mais activo relativamente ao Governo. Não são só os apoiantes do PSD, igualmente cerca de 74% dos votantes PS o desejam.
O povo deve estar parvo. Ou será que ficou cansado com o tipo de actuação presidencial de Sampaio? Mas este exerceu o poder de dissolução da AR mesmo face à existência de uma maioira absoluta. Usou a bomba atómica, disseram alguns.
A questão tem a ver com a inutilidade da actuação presidencial para a evolução da situação do País. Muita retórica e pouco proveito. Soares e Cavaco já declararam o seu respeito pela constituição nos seus actuais limites. Julgo que o argumento de que Cavaco representa a direita revanchista que quer mudar os equilíbrios constitucionais é a pior, e a menos credível, opção da candidatura de Soares e da esquerda em geral.
Por mim mantenho que esta é uma discussão legítima e necessária. Gostaria que ocorressem mudanças, que não desejo no sentido da presidencialização do regime, mas que, gostaria, pudessem permitir mais do que a estafada magistratura de influência. E não voto em Cavaco lá por isso.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats