Através do da Literatura tive acesso ao post de Nuno Ramos de Almeida sobre a polémica que durante alguns dias azedou as relações entre Alegre e Jerónimo. A percepção que tive do que se passou, com base na leitura dos jornais, foi que Alegre terá cometido o grave crime de, no arranque oficial da sua campanha junto ao Forte de Peniche, ter citado o exemplo de vários antifascistas que lutaram pela liberdade entre os quais Cunhal e Dias Lourenço. A reacção do candidato do PCP pareceu-me despropositada já que Alegre, ou qualquer outro, tem o legítimo direito de reclamar entre as suas motivações os exemplos que muito bem entenda. Daí a poder afirmar que Cunhal apoiaria a sua candidatura ou com ela se identificaria vai uma enorme distância. Que julgo Alegre não terá percorrido.
O que me chamou a atenção no post - para lá de uma sintética desconstrução da história pessoal de Alegre enquanto antifascista no exílio - de NRA foi a afirmação de que Alegre terá reivindicado Cunhal conta o PCP. Esta afirmação não a percebi mas admito que me escapou alguma coisa na declaração de Alegre que legitimará esta conclusão.
O que não deixa de ser paradoxal é o facto de, na exacta altura em que Cavaco aparece cada vez mais seguro de uma vitória à primeira, dois candidatos à esquerda se ocupem deste tipo de questões. Ao que parece Jerónimo, entusiasmado com a vitória sobre Loução mais do que preocupado com a derrota de Cavaco, aspira agora a recuperar votos perdidos para o poeta-candidato tornando-o um candidato inaceitável para qualquer comunista que se preze, um candidato capaz de se apropriar dos símbolos do partido.
Adenda: não referimos aqui um facto que merece ser assinalado: o aniversário do da Literatura. É um local de visita diária desde que o Duarte fez o link e nos chamou a atenção para o blogue. Muito por força daquilo que ali escreve o Eduardo Pitta que faz deste blogue o mais interessante de todos os que fazendo da cultura o seu objecto primeiro não a separam do mundo ao redor.
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
 - 31 da Armada
 - A Barriga de um Arquitecto
 - A Causa foi Modificada
 - A das Artes
 - A Memória Inventada
 - A Origem das Espécies
 - Abrupto
 - Ambio
 - Arrastão
 - Avatares de um Desejo
 - Bicho Carpinteiro
 - Blogame Mucho
 - Bomba Inteligente
 - Built Environment Blog
 - Cafe Hayek
 - Causa Nossa
 - Chá Príncipe
 - Cinco Dias
 - Contra a Corrente
 - Corta-fitas
 - Da Literatura
 - Da Torre
 - Dias Atlânticos
 - Dias com Árvores
 - ELEMENT_AR
 - Estado Civil
 - Estação de Sines
 - Estórias da Carochinha
 - Fada da Felicidade
 - Fim-de-semana Alucinante
 - Glória Fácil
 - Greg Mankiw's Blog
 - Hoje há Conquilhas...
 - Juntos por Sines
 - Ladrões de Bicicletas
 - Landlocked Port
 - Lusografias
 - Ma-Schamba
 - Manchas
 - Mar Salgado
 - Margens de Erro
 - Miniscente
 - O Cachimbo de Magritte
 - O Céu sobre Lisboa
 - O Melhor Anjo
 - O Tempo das Cerejas
 - Pogue's Posts
 - Portugal dos Pequeninos
 - Poça da Maria Claudina
 - Pura Economia
 - Quiromancias
 - Sardinheiras
 - Voz do Deserto
 - Zero de Conduta
 - À Margem