A Europa tem escrito e rescrito a sua História. Uma História repleta de guerras, mais ou menos longas, que foram traçando mapas e definindo a ideia de civilização exaltada pelo Iluminismo. Na Europa escreve-se muito sobre os factos da sua História, mas poder-se-ía escrever mais sobre o porquê desses factos.
O velho continente Europeu tem contrastes e movimentos humanos enigmáticos e muitos eles ainda estão por analisar e compreender. No continente onde a ideia de Liberdade Política nasce na Antiga Grécia há cerca de 2.500 anos, onde a filosofia e as artes ganham o maior explendor, onde nascem a maioria dos cérebros que disparam a máquina da ciência, onde se firmam os pilares da ideia de Justiça é também o continente onde se iniciam as duas guerras mundiais e onde se leva a cabo a ideia de extermínio de um povo com contornos de horror nunca antes imaginados.
Estes contrastes leva-nos a tantas perguntas. Quem somos? Que lugar é hoje o da Europa no mundo? Como integrar correctamente o nosso passado de guerra, liberdade e desejo de equilíbrio nos caminhos do mundo de hoje? O que é a nossa voz na loucura e no barulho de hoje?


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats