Mercado Municipal de Sines: Petição à Assembleia Municipal
Posted by JCG at 12/22/2006 08:13:00 da tardeUm conjunto de cidadãos preocupado com a opção da autarquia de Sines relativa ao Mercado Municipal e com a resistencia à participação dos cidadãos resolveu participar na Assembleia Municipal que em 28 de Novembro deste ano se propunha dicutir esta questão. O Presidente da Assembleia Municipal prometera em anterior reunião discutir esta questão de uma forma alargada com a participação ds interessados. Ficou nessa altura uma interrogação de Francisco do Ó Pacheco que foi a seguinte:"quem são os interessados para participaremnuma discussão desta natureza?" Os interessados somos todos naturalmente. Todos os cidadãos.
Sabemos o que aonteceu depois. Os tristes acontecimentos que marcaram a Assembleia Municipal de 28 de Novembro.
A retirada do assunto relativo ao Mercado Municipal da Ordem de Trabalhos por decisão exclusiva da maioria CDU no Executivo Muniipal -a decisão nem foi objecto de prévia discussão em reunião da Cãmara - tornou imossível a participação. Agora o aassunto vai ser discutido no âmbito da discussão do Orçamento para 2007, que é uma forma - já aqui denunciada - de evitar a discussão. Neste sentido aos cidadãos que elaboraram a petição que recolheu, num curto espaço de tempo, 200 assinaturas não restava outra alternativa senão entregá-la ao Presidente da Assembleia Municipal para que a uilize como lhe aprouver.
Fica aqui disponível para consulta o texto dessa petição.
"PETIÇÃO DE UM GRUPO DE CIDADÃOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINES."
Exmo senhor Presidente da Assembleia;
Exmos senhores deputados muncipais;
A petição que, neste momento, entregamos nesta Assembleia Municipal visa solicitar aos eleitos pela população de Sines que integram este órgão, que tenham em consideração - na Discussão e Votação da pretensão da Câmara Municipal de demolir o Mercado Municipal e permitir a alienação do terreno em direito de superfície por um prazo de 30 anos para aí instalar uma grande superfície comercial - a posição dos subscritores que, estamos certos, corresponde ao sentimento de uma grande parte da população.
Como é do conhecimento de todos os membros desta Assembleia Municipal o Mercado Municipal de Sines foi construído logo após a revolução de Abril e nesse sentido é, sem qualquer sombra de dúvida, o primeiro e o mais importante equipamento público construído em Sines logo após essa data.
Tratava-se de uma velha reivindicação da população e, nesse sentido, a decisão de o construir correspondeu ao melhor que se pode desejar da acção política: decisões tomadas e ponderadas tendo como objectivo o bem-estar das populações e dando resposta aos seus anseios e aspirações(...)". (continuar a ler o texto aqui)