Acabo de saber, via Blogúitica, que João Cravinho abandonará o seu lugar de deputado no final de Janeiro. Vai para o BERD em Londres.
Uma machadada no Parlamento que perde um dos seus melhores deputados. Uma machadada para o combate à corrupção quer perde o deputado mais activo e com uma capacidade de produzir propostas e de denunciar a importância dste combate para a qualidade da democracia e o desenvolvimento do país, sem paralelo entre os seus pares.
Apetece no entanto questionar a legitimidade do deputado Cravinho de abandonar o seu lugar, apesar do desafio que o lugar de destino representará. Tanto mais que se encontra envolvido nesta batalha que liderou pela adopção do combate à corrupção como uma política de Estado.
Se os cidadãos tivessem uma palavra a dizer eu diria que João Cravinho deve manter-se no seu lugar pelo menos até concluir esta batalha. E que sou um dos que recebo notícias destas com decepção e frustação.
Uma leitura política que esta decisão suscita é a de que a incomodidade dos PS com as acções de Cravinho terá atingido dimensões insustentáveis e que a rotura se deu pelo elo mais fraco, embora, como é da praxe, com a nomeação para um importante lugar no estrangeiro.
PS- Estou certo que João Cravinho terá sido o deputado mais referido neste blogue por boas razões.
Etiquetas: corrupção