O tratado fundador da Comunidade Económica Europeia foi assinado, aqui, em Roma, a 25 de Março de 1957 pela Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda e, claro, a própria Itália. Muito se tem falado e escrito sobre a Europa nestes últimos dias; sobre o seu significado, a sua diversidade, o seu passado e, sobretudo, sobre o seu futuro. Em tempos, falei aqui sobre a Europa . Do que li recentemente sobre o tema (Jornal Expresso), gostaria de partilhar convosco um excerto de uma conferência "Uma Alma para a Europa" realizada em Berlim em Novembro último, proferida pelo realizador alemão Wim Wenders. Podemos até interpretar as suas palavras de forma menos positiva, no entanto, não deixa de ser uma homenagem do que mal ou bem afinal de contas somos todos nós, os europeus.
"Que é a Europa? Como está a Europa?
Tem-se a impressão de que a Europa é um destroço, que está lixada. (...)
"Os Europeus" estão fartos da Europa...
Por outro lado, a Europa é o céu na terra, a terra prometida, assim que se olha a partir de fora.
Nos úlitmos meses, vi a Europa a partir de Chicago e Nova Iorque, de Tóquio e do Rio, da Austrália, do coração de África, do Congo e, ainda na semana passada, de Moscovo.
Eu digo-vos: em cada caso, a Europa aparecia a uma luz diferente, mas sempre como paraíso, como um sonho da humanidade, como uma fortaleza de paz, prosperidade e civilização. (...)
Os que vivem há muito tempo na Europa parecem cansados dela. Os que não se encontram lá, que vivem noutro lado, querem chegar aqui a todo o preço e juntar-se a nós. (...)
Posso perguntar-me: porque é que acho a Europa tão "sagrada" assim que a vejo à distância, e porque é que ela me parece tão profana, rotineira, quase aborrecida, assim que regresso?
Aqui em Berlim, sou alemão, por enquanto com todo o meu coração. Porém, mal se põe o pé na America, já não se diz que se é da Alemanha, França, Itália ou onde for. Vem-se "da Europa" ou está-se prestes a regressar lá. (...) "
Etiquetas: Europa