Na Turquia morreram 18 mil pessoas na região de Istambul no sismo que ocorreu passaram agora sete anos. Desde então ficou-se a saber que só em Istambul existem 50 mil edifícios construídos sem respeitar as regras de construção anti-sísmica.
Pode ler esta notícia na última edição do Expresso, na página 38 do 1º caderno - link só para assinantes - num trabalho de José Pedro Tavares correspondente em Ancara.
Saliente-se que a maior parte das vítimas pereceu em edificios recentes construídos de acordo com a famosa lei estrutural de que "O Betão é o melhor amigo do Homem" lei que todos os patos-bravos gostam de aplicar nas suas obras. Na Turquia as famílias rcorreram à justiça para poder aqcusar os empreieiros e os engenheiros responsáveis pelos crimes. Os processos arrastam-se e vão prescrevendo. Mais de 1800 processos já prescreveram e ainda ninguém foi objecto de uma sentença.
Cá continuamos a aguardar por um sismo suficientemente forte que ponha a nu aquilo que alguns afirmam desde há alguns anos: constrói-se pior do que nunca. Falo da construção em geral, mas já não posso excluir alguma parte da obra pública, sobretudo de iniciaitiva municipal cuja qualidade é condicionada pelos prazos políticos e pelas dívidas ao empreitieiro que diminui drásticamente a capacidade fiscalizadora dos donos da obra.

PS - Alguns empreiteiros - ou melhor patos-bravos - estão próximos de patentear outra descoberta estrutural, para lá do célebre "o Betão é o melhor amigo do homem" , cuja designação é a seguinte: "Um pilar é um pilar, não interessa se fica alinhado com o de baixo ou se fica no limite de uma varanda, ou se se interrompe no ar. É um pilar, pronto"

PS1 - Declaração de interesses: sou engenheiro civil pelo IST, especialidade de Estruturas, e a minha actividade profissional tem sido, sobretudo, o projecto estrutural. Acho que a legislação que dispensou a verificação dos projectos de estruturas - remetendo para a responsabilidade dos autores pura e simplesmente - é uma legislação criminosa que abriu o caminho para todo o tipo de vigarices. Isto não vale por dizer que as câmaras tenham capacidade para analisar a qualidade dos projectos. Isso é outra discussão.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats