"Hoje meu coração de marinheiro sangra. Na passada madrugada ardeu o mais famoso veleiro "clipper" do mundo: a "Cutty Sark".A destruição deste lindo e histórico navio - estacionado, em doca seca, no museu de Greenwich em Londres, foi um golpe não só no património maríitimo mundial mas muito em especial para Portugal.A "Cutty Sark" mandada construir por armadores ingleses em 1869 foi nos seus primeiros anos de viagens o primeiro "clipper" do chá do oriente viajando bastas vejas até Shanghai em viagens de tempo record para a época.Em 1895 foi vendida à fiima portuense J.Ferreira & Cª tomando o nome de "Ferreira".A barca "Ferreira" foi então hábilmente comandada e tripulada por marinheiros portugueses até 1922 tendo navegado por todos os oceanos e levado o famoso vinho do porto aos portos de todo o mundo, com especial frequência aos portos da Grã Bretanha, Brasil, Angola, Moçambique e Estados Unidos.Em 1922 ainda mudou o nome para "Maria do Amparo", sob novo armador português mas em 1923 voltou à posse de armadores britânicos passando a navio escola em 1938.Considerando o valor histórico do navio os ingleses colocaram-no numa doca especial no Museu de Greenwich em 1954 passando a constituir o polo de maior atracão daquele famoso museu naval.Faço votos para que da destruição desta madrugada, que a famoso barca sofreu, os ingleses façam renascer das cinzas uma restaurada "Cutty Sark" que mostre aos vindouros as sagas dos homens do mar.""

Joaquim Silva


 

Pedra do Homem, 2007



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