José Sá Fernandes foi o primeiro a comentar os resultados, manifestamente aliviado com a sua própria eleição. Durante a campanha chegou a parecer que essa eleição estava em risco. Um resultado fraco que evidencia os problemas com que o BE se confronta.
Afinal -a julgar pelos resultados conhecidos neste preciso momento - o PS ficou muito longe da maioria absoluta e não consegue assegurar essa maioria mesmo com os eleitos pela lista de Carmona Rodrigues.
O PSD sofreu uma derrota pesada - Negrão elege dois vereadores o mesmo que Roseta - e viu o povo penalizar a forma como foi conduzida a crise na câmara.
O povo, afinal, não penalizou a anterior gestão já que Carmona consegue um resultado que oscila ainda entre 3 e 4 vereadores.
A CDU mantêm os seus dois vereadores o que lhes saberá a pouco.
Roseta consegue eleger dois vereadores e passa a contar para a solução. Com Carmona -caso eleja apenas 3 vereadores - a ser incapaz de dar a Costa uma maioria absoluta, Roseta pode ser a solução. CDU e BE devem permanecer fora do núcleo que irá governar a Camara. Roseta aceitará mais facilmente partilhar o poder com Carmona, afinal não foi ela que propôs um urbanismo partilhado por todos?
Paulo Portas vai aproveitar os resultados para mostrar a Sócrates o que é uma verdadeira oposição.
PS - Momento da Noite. Na SIC o repórter pergunta a uma senhora na sede do PS se está satisfeita e onde vive. "Em Carrazeda de Anciães". Fui convidada. Não sabia de nada". Os outros inquiridos vinham de freguesias lisboetas tão familiares como Famalição, Miranda do Douro e Matosinhos....
Afinal não eram de Carrazeda eram de Cabeceiras de Basto. As minhas desculpas aos excursionistas.
Etiquetas: Lisboa. Política Nacional.