George Bush decidiu dar uma ajuda para resolver a crise no sector da habitação. Trata-se segundo o Público de um conjunto de medidas que permitam "ajudar as famílias endividadas a evitarem que a sua casa seja penhorada pelas instituições credoras e conter a vaga de crédito incobrável no mercado de crédito à habitação de risco (conhecido como “subprime”) no país, que está na origem de uma crise financeira à escala global".
Na realidade o que Bush e a sua equipa está a fazer é a ajudar o sistema financeiro a manter o seu negócio e a tentar ultrapassar a grave crise existente. No País da glorificação das virtudes da mão invisível do mercado e do não intervencionismo do Estado na economia, o Estado nunca hesita em meter a mão na economia quando o que está em causa é defender os interesses do sistema financeiro.(*) Caso o incumprimento fosse elevado mas os bancos conseguissem facilmente executar as hipotecas colocando no mercado as casas e realizando o capital em dívida, ou até ganhando mais uns tostõezitos, Bush não se teria lembrado da ideia. Mas neste caso o "produto" hipotecado não tem procura devido ao elevado endividamento e aos preços especulativos dessas casas. A solução é ajudar os insolventes a continuarem a pagar mesmo que isso signifique pagarem menos em cada mês mas durante mais tempo e, obviamente, com lucro acrescido para os bancos. O problema de Bush é que no caso americano a dimensão da crise é de tal ordem que já não vai certamente a tempo de com este tipo de medidas evitar as graves consequências da crise.

(*) - Martin Wolf, no seu artigo no Financial Times, "Central banks should not rescue fools" a propósito de uma fotografia em que o Presidente do Comité Financeiro do Senado Americano, Christopher Dodd, aparece ladeado pelo Governador do FED, Ben Bernanke e pelo Secretário de Estado do Tesouro Americano, Hank Paulson, escreve(sublinhado meu): "Sometimes a picture is worth a thousand words.(...) This showed Mr.Bernanke as a performer in a political circus. Mr. Dodd even announced Mr. Bernanke´s policies: the latter had, said Mr. Dodd, told him he would use "all the tools" at his disposal to contain market turmoil and prevent it from damaging the economy. The FED has its orders: save Main Street and rescue Wall Street (...)"


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats