O modelo de desenvolvimento português assenta no aprofundamento da desigualdade na distribuição dos rendimentos. Nesse particular PS e PSD mostram, para lá das retóricas e do circunstancial, que comungam do mesmo ideal. O que a UE vem agora dizer, pela enésima vez, é que essa desigualdade é ímpar no contexto dos países europeus e que Portugal se aproxima mais de uma sociedade dualista como a americana do que dos restantes países europeus em que o Estado Social é ainda uma realidade. Mas a UE diz mais: nos países com menos desigualdade na distribuição do rendimento o PIB é mais elevado ou, de outra forma, o desenvolvimento económico é maior.
Este modelo que nos impõem profundamente neoliberal, ou melhor desumanamente neoliberal, não desenvolve o país, não garante condições dignas de vida à maioria da população, permite apenas uma gigantesca acumulação de capital nalgumas poucas e gulosas mãos à custa de condições de vida e de felicidade da maioria da população, forçada a viver com as sobras dos vampiros.
O Governo do PS, posta a alma socialista no prego, nada fez para alterar este estado de coisas entusiasmado que anda com a sua acção política focada noutros interesses.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats