A Câmara de Sines e a Autoridade de Saúde distribuiram um comunicado com um título bizarro. O título é o seguinte: "Alteração na Distribuição de Água".
Lido o comunicado o que é que se encontra? O seguinte: "A Câmara Municipal de Sines e a Autoridade de Saúde do Concelho de Sines informam que o abastecimento de água a Sines terá alterações desde hoje, passando a fazer-se a partir de água adquirida à empresa Águas de Santo André.
Esta alteração prende-se com a provável existência de valores inadequados de hidrocarbonetos nalgumas captações de água da Câmara Municipal de Sines, que estão a ser investigados e monitorizados, e irá manter-se até completo conhecimento e resolução do problema.
Em resultado do fornecimento a partir de Santo André, serão sentidas alterações no odor normal da água, que não correspondem a alterações da qualidade.
A CMS e a Autoridade de Saúde manterão a população informada a todo o tempo sobre o evoluir da situação."
Afinal o problema da "Distribuição" tem a ver com um problema de Qualidade e esse problema de qualidade tem a ver com a existência de hidrocarbonetos nalgumas captações de água da Câmara de Sines, hidrocarbonetos que são particularmente perigosos em termos de saúde pública por serem cancerígenos.
Porque será que a Autoridade de Saúde não prestou informação autónoma à população deixando para a Câmara as questões logísticas da rede de distribuição? Porque será que ambas as entidades resolveram valorizar os problemas da distribuição e deixar para segundo plano as questões da qualidade nada dizendo sobre as questões de saúde pública?
Sendo a Câmara a entidade responsável pela captação e distribuição de água e a Autoridade de Saude responsável pela verificação das condições sanitárias em que são prestados os serviços às populações porque não assumem elas separadamente as suas responsabilidades?
Quem nos protege desta promiscuidade?
Etiquetas: Poluição.Saúde Pública.