"Vital Moreira é cabeça de lista do PS ao Parlamento europeu"

A escolha dizia-se ser entre Freitas do Amaral e Ferro Rodrigues. Afinal a escolha recaiu em Vital Moreira, o intelectual mais empenhado e militante na defesa das políticas deste Governo, quer no seu blogue quer nos diversos jornais nos quais opina. Intelectual orgânico do socratismo vê agora reconhecida e politicamente recompensada a importância da sua acção em defesa das políticas seguidas pelo PS a nível interno e a defesa que fez do tratado de Lisboa.
Não se confirma a possibilidade desta escolha poder mostrar uma inflexão táctica capaz de agradar aos sectores mais à esquerda do PS, como representaria a opção por Ferro Rodrigues. Só com muita imaginação é que se pode identificar Vital Moreira com as ideias da esquerda, a menos que estejamos a falar da esquerda moderna tal como Sócrates a entende. Mas a aceitação da presença da deputada Ana Gomes, um sacríficio necessário por esta altura, irá permitir a Sócrates dar um tom mais de esquerda a esta candidatura.

Adenda: A campanha de Vital Moreira contra os professores e a defesa do projecto de avaliação do Governo roçou muitas vezes um sectarismo chocante. Vital Moreira acha que todos aqueles que se opõem à proposta da avaliação não querem qualquer tipo de avaliação e querem promoções automáticas na carreira. O mesmo aconteceu com a defesa das opções políticas na área da saúde, sendo Vital Moreira um defensor das propostas mais liberais protagonizada pelo anterior ministro. Na verdade, por tudo aquilo que fez em defesa deste Governo, só uma grande injustiça de Sócrates retiraria ao ex-comunista -embora mantenha a mentalidade de "partido único" - este prémio.
Os ex-comunistas são de facto cada vez mais a entourage que conta em torno de Sócrates. No caso de Vital Moreira apetece dizer que um bom revisa encontra sempre o seu PC.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats