"Sócrates escolheu mal as companhias antes de ser eleito "
Eu concordo com o dr. Saldanha Sanches. O primeiro-ministro escolheu, de facto, muito mal as companhias ao longo de parte significativa da sua vida política. O problema é que essas escolhas se revelaram operativas da sua conquista do poder no PS e no Pais. Sócrates não pensará, ao que se sabe, da mesma maneira, não tendo a mesma opinião que Saldanha Sanches acerca dessas companhias.
Daí a alguém no seu juízo perfeito poder afirmar que o primeiro-ministro está envolvido em corrupção no caso Freepeort, vai uma grande distância. Uma distância maior do que a que permitiria afirmar que ele está inocente. Maior, apenas, porque até prova em contrário prevalece o pressuposto da inocência para os arguidos e no caso em questão Sócrates nem arguido é.
Mas, voltando às declarações de Saldanha Sanches, há um ambiente pestilento no país. Um ambiente de desconfiança profunda nas instituições e sobretudo na justiça.
Não podemos de facto dissociar este facto das escolhas que determinados políticos fizeram ao longo da sua vida e os que com o nosso voto os elegemos não nos podemos colocar de fora do problema com o vago estatuto de observadores.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats