O PS, na lógica conclusão do que se tinha passado com a primeira volta da eleição do Provedor de Justiça, apresentou o seu candidato contra o segundo mais votado. Dessa forma o BE e a CDU, cujos candidatos tinham sido eliminados, tinham que escolher de que lado se posicionavam. O BE votou com o PS e a CDU votou em branco ao lado do PP.
Os votos da CDU não chegavam para eleger Jorge Miranda, mas a atitude política adoptada é de um sectarismo doentio que não honra a CDU.
As explicações dadas por Bernardino Soares, na Antena Um, são rídiculas. Culpar o PS e o PSD e propôr começar tudo do ínicio é, no mínimo, patético. A Assembleia d República prestou ontem um péssimo serviço à democracia e deve um pedido de desculpas aos cidadãos e ao professor Jorge Miranda. Há dias em que ninguém se pode sentir orgulhoso do que s epassa no Parlamento.
Aquilo que os cidadãos querem saber são duas coisas: 1) quando é que os partidos entendem que já é tempo de pararem com este espectáculo degradante? Foi mais fácil entenderem-se sobre o financiamento das campanhas partidárias;
2) Jorge Miranda é ou não um figura capaz de desempenhar com grande qualidade o lugar de provedor de Justiça?
Os partidos não sabem responder a estas perguntas mas os cidadãos sabem a resposta. O PS fez uma excelente escolha e o candidato socialista -um social-democrata, por sinal - é uma das pessoas melhor preparadas para desempenhar este lugar, fundamental na nossa estrutura política.
Há duas conclusões a tirar deste processo: 1) a drª Manuela Ferreira Leite está-se nas tintas para os interesses dos portugueses, o que ela quer é alimentar, de qualquer forma, as guerras com o Governo; 2) os cidadãos em questões do seu interesse directo não podem confiar nos partidos pelo que a eleição do Provedor de Justiça devia ser um assunto retirado da sua incompetente tutela.

Eu espero que ainda seja possível eleger o dr. Jorge Miranda. Espero que o bom-senso prevaleça. Talvez uma sondagem a mostrar o que pensam os portugueses desta trapalhada ajude a desbloquear o caso.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats