Governo deveria tentar controlar “spreads”, diz Nobel da Economia
Nas conferências do Estoril, Stiglitz defendeu que a saída para estimular a economia portuguesa sem gastar muito dinheiro dos cofres do Estado passa por «tornar o crédito mais acessível às pequenas e médias empresas, com taxas de juro mais baixas».
O prémio Nobel da Economia acha que o Executivo português deve controlar os “spreads” que os bancos praticam no mercado.
Trata-se de evitar que o preço do dinheiro para a sfamílais e as empresas aumente. Segundo o Nobel "O Banco Central Europeu controla a taxa de juro oficial, mas a taxa a que as empresas conseguem pedir emprestado pode ser diferente no mercado. Ora, uma das consequências desta crise é que o “spread” tem aumentado no mercado. As políticas governamentais podem afectar a magnitude desses “spreads.(...)"
Stiglitz foi presentado por Sócrates e por Pinho como um economista de centro-esquerda, mas pelo visto -não é novidade para quem conhece a sua obra e o seu pensamento - defende posições que em Portugal tem sido defendidas pelo Bloco de Esquerda e que o Governo de Sócrates tem criticado por serem irresponsáveis. Afinal quem é rresponsável? Quem defende o ocntrolo dos spreads por parte do Governo recorrendo à Caixa Geral de Depósitos para concretizar essa política, como defendeu o Bloco ou o Governo de Sócrates que recusou esta proposta?


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats