Ferreira Leite promete ruptura com políticas de José Sócrates
Manuela Ferreira Leite promete romper com as políticas de Sócrates, mas não diz quais nem como. Promete mudar na Justiça mas nada diz sobre o pacto que PSD e PS assinaram, nem diz seja o que for sobre as reformas que vai introduzir. Irá tornar a justiça mais célere, mais acessível aos mais carenciados, diminuir o poder das grandes sociedades de advogados e despolitizar a dita? Irá introduzir o combate à corrupção? Irá rever o Código de Processo Penal? Promete mudar na Educação e premiar o mérito, coisa vaga e assustadora, já que "premiar o mérito"tem sido usado para pagar o saque das empresas através dos escandalosos salários e prémios dos chamados "gestores de topo". Será que MFL vai revogar o Esatuto da Careira Docente e o Modelo de Gestão tão contestado pelos professores ou vai entregar a educação aos lobbies dos negócios? Será que vai atender ás posições dos sindicatos e dos professores ou vai saciar a gula dos que sobrevoam na expectativa de mais um chorudo negócio - a privatização do ensino - para encherem ainda mais os bolsos?
Será que vai colocar os banqueiros na ordem e assegurar que os depositantes do BPN e BPP ficam com os seus direitos assegurados? Será que vai utilizar a CGD para defender os interesses da maioria da populaão ou para continuar a salvar capitalistas em maus lençois?
Do que Manuela Ferreira Leite nada diz é sobre as prestações sociais e sobre o combate à desigualdade social e sobre a brutal desigualdade na distribuição da riqueza produzida, pouca ou muita, por todos e capturada, como em nenhum outro país, por alguns poucos.
MFL pode ganhar as eleições - o desnorte do partido-Sócrates é brutal por esta altura - mas, na melhor das hipóteses, com uma fraca maioria relativa. Com a sua reconhecida capacidade para atender aos aspectos sociais da governação e aos aspectos da justiça social, será coisa para durar pouco. Esperamos todos que seja o tempo necessário para reconfigurar a esquerda - que sairá claramente maioritária das próximas legilativas mas que sairá diferente - e os seus protagonistas. Talvez MFL ainda faça um definitivo serviço ao país.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats