Na Sua crónica no suplemento P2 do Público de hoje, São José Almeida interroga-se sobre o “Preço da Coerência” a propósito da pressão que José Sócrates faz sobre Manuel Alegre para este integrar as listas do PS, tendo ainda em conta a recente decisão de Helena Roseta de integrar as listas de António Costa em Lisboa.
Escreve a jornalista: “ (…) José Sócrates insiste em repetir que “nunca houve vitórias de esquerda com qualquer enfraquecimento do PS”. E vai pública e explicitamente fazendo a chantagem que tem de fazer para procurar que Manuel Alegre demonstre que apoia o líder do PS, apesar de estar em desacordo com a orientação ideológica actual do partido.
A arma da chantagem que José Sócrates exerce sobre Manuel Alegre não é pequena. Nada mais nada menos do que a acusação de que, se o PSD ganhar as eleições, se a direita voltar ao poder, a responsabilidade será dos que não disseram presente.(…)

A coroa de glória de José Sócrates seria reduzir Manuel Alegre a um dos 230 candidatos que o PS vai apresentar nas próximas eleições legislativas de 27 de Setembro.(…)
A pressão sobre Manuel Alegre é agora maior, já que Helena Roseta cedeu a idêntica pressão por parte do PS em Lisboa. E cedeu de mais longe, já que Helena Roseta fez há dois anos, aquilo que Manuel Alegre nunca teve coragem de fazer: sair do PS para se candidatar contra este partido em Lisboa. Agora, Helena Roseta cedeu e aceitou entrar em acordo com António Costa. (…)
Mas o que é um facto é que, aos olhos de muitos, o acordo de Helena Roseta com António Costa surge apenas como uma forma de o PS comprar quem à sua esquerda demonstrava independência e autonomia. E a imagem que transparece para a opinião pública é a de que Helena Roseta trocou as suas convicções pelo exercício do poder.(…)
Por isso, o risco de poder vir a ser apontado como culpado de uma vitória do PSD é o preço que Manuel Alegre pode ter de pagar por ser coerente. Mas mais alto seria o preço a pagar se se vendesse pelo prato de lentilhas dop oder e por um lugarzinho nas listas.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats