Dívida pública. Risco está muito alto por causa dos políticos
A nova descoberta dos amantes da "estabilidade" é que a situação política penaliza o serviço da dívida pública. Não fora o facto de o Governo não ter maioria absoluta e a nossa dívida ficaria bem mais barata, dizem eles. Esta estratégia de propaganda pura e dura visa criar condições para viabiliar eleições antecipadas e tentar uma nova maioria absoluta. Afinal, as oposições cometeram o pecado capital: uniram-se. Ora, se o fizeram. diz o manual socrático da propaganda, isso apenas é possível por puro oportunismo político, já que o Governo, o nosso Governo, por definição, governa em defesa do interesse comum e aquilo que ele faz é uma imagem rigorosa e ampliada daquilo que tem de ser feito.
Claro que são os mercados finaceiros que ditam estas regras que penalizam o nosso Governo e que, injusrtamente, o colocam numa situação mais desfavorável do que a Alemanha e 0,2 pontos percentuais relativamente à Espanha, vejam lá os maleficios da oposição unida. Os mercados finaceiros que, dizia o nosso primeiro. tinham arrastado a economia mundial para uma crise de que ele não se recordava desde pequenino. Mas, com as medidas dos Governos amigos esses mercados recuperaram rapidamente a credibilidade - e os lucros - e agora já são eles que dizem quais são os Governos bons e quais são os países confiáveis. Claro que no nosso caso o que os mercados dizem é mal da oposição, esses irresponsáveis que impedem o nosso Governo de retirar o país da crise, malandros.
Bom, os mercados estão-se nas tintas para o nosso caso. Mas, o Governo, de forma oportunista, cavalga, não se percebe em que direcção, a convergência pontual - ou talvez não, quem nos dera - o facto de a Assembleia da República convergir em sentido diverso do que o Governo quer. Não sabe, nem mostra ser capaz de governar em minoria. Não é uma surpresa. A oposição percebe as fragilidades políticas do Governo e não faz mais nada do que resolver os buracos políticos que o anterior Governo criou apesar da maioria absoluta de que dispunha.
Nesta notícia do i além do despautério do conteúdo sobressai o título. Então esqueceram-se de colocar no título os "políticos maus" ou os da "oposição". Além do mais quem é pode ser responsável pela dívida pública de um país, além daqueles que Governam esse mesmo país e em muito menor menor grau aqueles que são oposição? Talvez o papa.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats