Sobre o tema que falei neste post transcrevo na integra a mensagem recebida do nosso leitor Joaquim Silva.

"A questão que nos apresenta é, no meu entender, o maior desafio ao futuro de todos nós.
Na verdade, quando o coronel americano Edwin Drake abriu um furo de apenas 20 metros, no solo da Pensilvânia, em 29 de Agosto de 1859 e dele começaram a jorrar as primeiras ramas de petóleo bruto (crude), a vida de todos nós sofreu uma enorme revolução.
Revolução essa que não só modificou toda a tecnologia humana como afectou todas as condições ambientais da nossa vida.
Com é que a humanidade aceitou ao longo destes 150 anos que os homens do petróleo - actualmente com as suas poderosas 7 Irmãs (no topo reduzidas a duas; a Rockefeller/Standardoil e a Rotchild/Shell que dividem o mundo num novo tradado das Tordesilhas) poluindo, mais gravosamente do que todas as refinarias existentes, todo o ar que se respira com os milhões de motores diaramente a queimar seus produtos?
So neste momento que escrevo estão 17 mil grandes motores de avião a queimar petroleo sobre as nossas cabeças em todo o mundo....
Como é que a humanidade aceitou que as ruas das suas casas fossem pulverizadas por milhões de metros cúbicos de dióxido de carbono, enxofre, chumbo e outros quimicos maléficos, saidos dos escapes dos carros?
Como é que todos nós pegamos nos nosssos "carrinhos" e deixamos pela sua trazeira as nuvens puluentes desses gazes que todos os habitantes respiram?
E como é que os estacionamos, junto aos passeiios ou até sobre eles, com os escapes virados sobre as esplanadas dos restaurantes e cafés e pulverizamos com esses gazes os pratos e as chavenas do que se come e bebe, e nos alegramos com a proibição ( não sou fumador) do fumo no seu interiior?
Então pergunto; quando temos a coragem para exigir a substituição dos hidrocarbonetos pelas energias alternativas, já existentes possiveis e não poluidoras e que poderão dar mais empregos do que dão as petrolíferas?
Porque enquanto as poderosas "7 irmãs" dominarem o mundo económico temos que pagar os produtos que nos vendem - veja-se os úlimos lucros loucos da Shell e inspirar os gases que libertam.
Porque essa é a verdade COMO QUEREMOS NÓS VIVER?"


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats