Ao que parece perdeu as eleições para a Cãmara de Londres para o seu excêntrico adversário conservador. Depois de ter ganho a autarquia contra a vontade do todo poderoso Blair parece não ter resistido à hetacombe que a saída do ex-primeiro-ministro, e a liderança do cinzento Brown, provocou no seio dos trabalhistas.
Livingstone cometeu um erro ao candidatar-se pela terceira vez ele que prometera à data da sua primeira eleição não fazer mais do que dois mandatos em nenhumas circunstâncias. Mudou de ideias mas o povo resolveu obrigá-lo à corência. Assim fosse para todos os que se deixam seduzir pelo poder e apenas pensam em mantê-lo.
Mas a derrota de Livgstone fica a dever-se, em parte, a algumas medidas, recentemente reforçadas, que fizeram muita da sua popularidade no exterior de Londres e do Reino-Unido: falo da aplicação das famosas portagens urbanas. Em 2007 as portagens que inicialmente limitavam o acesso ao centro da cidade foram ampliadas a um conjunto de bairros da zona oriental de Londres. Simultaneamente as tarifas foram agravadas passando de cerca de 10 libras para 33 libras. Estas medidas suscitaram, pela primeira vez , protestos de moradores afectados pela medida.
Quem ler os nossos jornais e alguns artgos de opinião fica com a impressão que Ken aplicou as portagens à entrada de Londres para todos os veículos que aí quisessem aceder. Não foi assim, mas com base no seu exemplo aparecem pessoas a defender as portagens em Lisboa. Será que defendem as restantes políticas defendidas e concretizadas por Livingstone para a cidade, em particular na área da habitação e na área dos transportes públicos?


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats