"Sócrates: “Alteração da ZPE nada tem a ver com o licenciamento do Freeport” disse o primeiro-ministro no debate a propósito de uma questão de Louçã sobre o que podem e não devem fazer os Governos de gestão.
"Alteração da ZPE esteve na gaveta um ano e serviu para o Freeport" é o título do destaque do Público de hoje num trabalho do jornalista José António Cerejo que estebelece uma relação entre a subita aprovação do processo de alteração da Zona de protecção Especial do Estuário do Tejo(ZPE) e a aprovação da Avaliação Ambiental do Freeport de Alcochete fundamental para a aprovação do projecto.
Do trabalho de JAC e das declarações que ele junta de João Cravinho resulta que a mexida na ZPE violou o acordo de financiamento celebrado com a União Europeia em 1994, para fazer a ponte Vasco da Gama.
É aqui, na mexida na ZPE que se joga este processo como aliás já tinha referido. Esta questão não se resolve com declarações nem com conferências de imprenssa. É necessário trabalho e estudo por parte dos jornalistas e das autoridades que investigam o caso e o primeiro-ministro e a sua equipa estão obrigados a responder com clareza a todas as dúvidas mesmo que lhes pareça que são injustificadas ou que já responderam anteriormente.
PS - algumas dúvidas e algumas revelações podem afectar seriamente a posição do primeiro-ministro.
Etiquetas: política