Acusado de corrupção activa para acto lícito. Bragaparques: Domingos Névoa condenado a multa de cinco mil euros
Está fixado o preço a pagar por quem pretende corromper um titular de cargo político para obtenção de favores da administração.
Está estabelecido o patamar a partir do qual a administração da justiça olha para o fenómeno da corrupção associada a matérias de natureza urbanística ou outra. Um olhar underground no sentido literal do termo, uma espécie de menos que zero.
Imagine-se quando a coisa se passa por mútuo consentimento, como será? Imagine-se que Sá Fernandes era outra pessoa e em vez da actuação impoluta que teve se tinha deixado corromper, o que se teria passado?
Certamente o negócio ter-se-ia feito com benefício das partes envolvidas e em prejuízo do interesse público, essa entidade tão difusa na nossa sociedade que quase ninguém conhece e não faz favores a ninguém, nem paga luvas, constrói moradias ou vende apartamentos a preços de saldo, paga viagens de férias, etc, etc. Se porventura uma investigação futura desse conta da tramoia ou o caso tinha expirado entretanto para sossego dos actores ou acabaria numa .... chamada de atenção para a necessidade de se criarem mecanismos de.... blá,blá,blá.
Este processo estabelece o exacto ponto em que estamos no combate à corrupção: não estamos.
Trata-se de uma condenação que não penaliza o senhor Névoa mas que mostra que esta legislação, construída pelos partidos políticos que nos têm governado, esta legislação da democracia é apenas uma densa névoa atirada sobre os cidadãos para permitir aos corruptos e aos corruptores continuarem os seus negócios a seu belo prazer.
Este regime(*), que ninguém se iluda, adoptou há muito uma atitude pró-activa em favor da corrupção e estabeleceu o preço certo a pagar pelos corruptos e corruptores.

(*) - Quando falo de regime falo obviamente dos partidos que nos governam e em particular do PS o grande responsável deste estado de coisas vidé o que s epassou com o affaire João Cravinho e a ssuas propostas.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats