O PSD entregou hoje o processo de candidatura às próximas eleições autárquicas no concelho de Sines. Felicito por isso o João Custódio, o Francisco Venturinha e todos os demais candidatos e aos membros e dirigentes locais do PSD. A democracia faz-se com a participação de todos e com todos a assumirem as suas diferenças e os seus projectos. Sou insuspeito de simpatias políticas pelo PSD mas fico satisfeito com esta candidatura. Não retiro, lá por isso, uma linha ao que escrevi sobre a "direita dos interesses" e as suas opções.
Aos candidatos desejo-lhes sorte e um bom resultado em Outubro, quer dizer, que tenham pelo menos os votos obtidos em 2005. Mas, sei que a tarefa é dificil.
Quanto às questões menores sobre Verdade, questões anatómicas etc, lembro-me sempre nestas ocasiões de Rabindranath Tagore, Nobel da Literatura em 1913, de que recomendo a leitura do livro " A casa e o Mundo" (da editorial Presença na versão que possuo, edição de 1986), que salientava a importância de se ensinar as crianças a ler mas que não deixava de salientar a importância de elas poderem compreender o que liam. Este, parece ser, infelizmente um tema actual. O mesmo excelente romancista, poeta, dramaturgo, pintor, músico e educador, e que foi uma das principais figuras do movimento nacionalista indiano e amigo pessoal de Gandi, escreveu que "Se se fechar a porta a todos os erros a verdade ficará lá fora" o que como todos sabemos é uma verdade, digamos assim. .. verdadeira.
Ainda sobre a diferença fundamental entre ler e compreender cito o professor José Pacheco, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, "(...) Ler é diferente de compreender. Ler pressupõe o domínio do vocabulário utilizado, da estrutura sintáctica do material escrito, do conteúdo. A atitude do leitor e os seus preconceitos, ou seu interesse relativamente ao texto lido, influenciam a interpretação. Ser leitor pressupõe ser capaz de distinguir entre factos e opiniões, captar o significado literal, as asserções directas, as asserções paralelas, as paráfrases... O domínio da linguagem pode ser afectado pela rigidez de ideias, por carência de capacidade discriminativa. Ser letrado não significa apenas saber ler e escrever, mas ser funcionalmente letrado(...)"


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats